Horóscopo do Dia

Os quatro elementos e os signos do zodíaco

Os signos do zodíaco se agrupam de acordo com os quatro elementos da astrologia clássica: água, ar, terra e fogo. Estes elementos representam as quatro principais expressões através do qual se manifesta toda a energia que integra o universo, em sua forma mais ampla, tanto física quanto mental e integra todos os organismos existentes.

Todas as manifestações são necessárias, e dentro de um elemento as manifestações de cada um dos signos se expressam de forma diferente. Por exemplo, nos signos de terra, Touro que é o primeiro, visa a satisfação dos sentidos com muito mais força do que Capricórnio, que é o último dos signos em buscá-la, e quando o faz é de forma mais indireta.

Os quatro elementos representam a maneira que temos de perceber o mundo, bem como a nós mesmos. A maioria das pessoas tem algum tipo de ligação com todos os elementos, mesmo predominando um ou dois. Um aspecto muito importante para a expressão do elemento vinculado ao nosso signo é o ambiente que nos rodeia durante nossa infância e os estímulos que recebemos nessa fase.

Normalmente, é habitual que exista certo equilíbrio entre o físico e o metafísico na forma de apreciar o mundo, de tal forma que o homem mais pragmático, por exemplo, aquele em que predomina o elemento terra, também terá algo de místico. Da mesma forma, a pessoa mística, por exemplo, na que destaca o elemento água, não só se deixará levar apenas pela natureza simbólica das coisas mas também terá uma conexão com a realidade que lhe ajudará a entender o significado do que é tangível e prático.

Elemento Fogo

O fogo é a energia menos condensada dos elementos. O fogo é sinônimo de ação, mas não é uma ação cuja origem seja a reflexão ou o sentimento, é algo instantâneo, resultado da intuição. Sua cor é o vermelho alaranjado e o temperamento associado a este elemento é a raiva, o que significa rapidez, vontade e autossuficiência. O fogo é o elemento mais yang, masculino.

As pessoas com signo de fogo são caracterizadas por ser de natureza extrovertida, entusiasmadas, dinâmica e com grande força de vontade, destemidas, independentes, eficientes e leais aos seus ideais. Por outro lado, alguns dos aspectos negativos que apresentam são a arrogância, a impaciência, o egocentrismo, a exigência e a falta de escrúpulos, entre outros.

Quem nasce sob influência do elemento fogo geralmente é pessoa otimista, autoritária, rápida e eficiente, que muitas vezes assume o papel de líder, graças a sua autoafirmação, entusiasmo e auto aperfeiçoamento.

Como a ideia do super-homem de Nietzsche, o homem do fogo, não olha para trás nem lamenta o passado, essa combinação é indelicada e imprudente, isso unido a que é pouco delicado e um pouco insolente, com seus impulsos atropela a quem se põe na frente. Seu maior ideal é a busca de sua liberdade de acordo com os seus ideais e, portanto, pronta para conquistar novos territórios e terras desconhecidas e ilimitadas.

Em relação à ordem dos signos do zodíaco, Áries simboliza os aspectos mais primitivos de uma pessoa, enfatizando a consciência de sua própria existência, pois ela pode ser definida como o "Eu sou". Leão representa, ao adolescente, mais consciente do que Áries e sua expressão é "Eu faço", enquanto Sagitário, está regido mais pelo conhecimento e seu lema é "Eu vejo".

Elemento Terra

A terra é a forma mais densa de energia dos elementos. A terra é um elemento de percepção, sendo os sentidos seus principais canais de realizações. Sua cor é o verde e a natureza associada a este elemento é a cólera. A terra é yin, passiva, fria e seca.

O homem terra é o mais resistente dos elementos, de natureza tranquila e um pouco introvertido, é caracterizado por ser trabalhador, esforçado e perseverante. Vê o mundo através dos sentidos mais do que qualquer outro signo e é por isso que é um pouco mais lento; lentidão que compensa com tenacidade e determinação.

Guiados pela tradição e a norma, vencem qualquer resistência que encontra pelo caminho, com sua energia e sua força de vontade. São realistas e pertencem ao grupo dos construtores, gostam de executar suas finalidades e encontram a compensação no prazer da tarefa cumprida. Vivem concentrados em seus objetivos e não se dispersam em nada que não vai produzir os resultados esperados. Algumas virtudes associadas ao homem de Terra são o trabalho, a sobriedade, a austeridade, a tolerância, a paciência e a conciliação, enquanto que entre seus defeitos estão a falta de imaginação, a rigidez ou o excesso de protocolo e a formalidade.

Por sua vez, os signos de terra se caracterizam por serem dependentes do corpo. Eles são os mais sensoriais e, portanto, têm um forte apego à gastronomia, ao sexo, à roupas e aos perfumes. No entanto, esse apego à percepção de bem-estar físico vai diminuindo de acordo com a localização do signo no Zodíaco, ou seja, Touro, que é o primeiro, é o mais necessitado das sensações que transmitem os sentidos, seria a criança que quer sentir que possui e sua expressão é "eu tenho", o segundo, Virgem, é o adolescente e seu lema é "Eu analiso", enquanto que Capricórnio seria o adulto que precisa saber que pode e se define pela expressão "eu consigo. "

Elemento Ar

O elemento ar é o segundo menos denso, depois do fogo. Seu campo de ação está no plano intelectual, o que representa o nosso poder de raciocínio cognitivo. As ideias, a criatividade, a reflexão, assim como a comunicação falada e escrita são suas principais formas de expressão. Sua cor é o amarelo e a natureza associada a este elemento é o sangue. Ele é o segundo mais yang ou ativa, depois do fogo, sendo quente e seco.

O homem do ar é guiado por suas ideias, a reflexão e a imaginação, e além disso, goza de uma comunicação muito fluente com o seu ambiente. Está sempre imerso em um mundo imaginário, fantasioso, cheio de criações ideais, as quais em alguns casos pode projetar em forma de realização artística e em outros desenvolver-se em seu próprio mundo imaginário. Nem é motivado a realizar as suas próprias projeções, muito pelo contrário, já que evita qualquer possibilidade de aterrissar em um mundo tangível. Sua principal motivação é a beleza.

Entre as qualidades dos signos pertencentes a esse elemento se destacam a agilidade mental, sua sociabilidade, sua habilidade de comunicação, sua criatividade, o gosto estético e adaptação.

Enquanto que alguns aspectos negativos de sua personalidade que lhe poderiam dificultar a integração com os outros seria o distanciamento com o mundo concreto, a incoerência, a superficialidade, a crítica excessiva e a mistura temática sem aprofundar-se.

Em relação à ordem dos signos no zodíaco, Gêmeos é o mais comunicador e ao mesmo tempo representa a criança "Eu penso", Libra seria o produtivo, o que coleta os dados e se define como “Eu pondero ", enquanto Aquário seria o idealista e se expressa como “Eu Sei."

Elemento Água

A água é a segunda energia mais densa, depois da terra. Para um estímulo aplicado em qualquer ponto da mesma, a água responde vibrando em toda sua extensão. É por esta razão que na astrologia a água representa o vulnerável​​, o instável ​​e o fácil de influenciar. Sua cor é o azul e a natureza associada a este elemento é o impassível. A água é fria e úmida, passiva e é o segundo elemento mais yin, depois da terra.

Os signos regidos por esse elemento expressam a sua força motriz através das emoções. Estes se caracterizam principalmente por seu sentimentalismo e tudo o que lhes rodeiam: paixões, desejos, frustrações, prazeres, medos e todo um mundo psíquico. Vivem em um mundo carente de plano real e espiritual, onde o estado emocional e a extrema subjetividade cobra um papel fundamental.

Entre as virtudes que caracterizam os homens de água se encontra a profunda emotividade, a receptividade com os sentimentos alheios, a capacidade de adaptação, a compaixão, a generosidade e seu vigor espiritual. Enquanto que entre suas fraquezas se encontra a instabilidade, a vulnerabilidade, o excesso de sentimentalismo, a frustração, a manipulação dos outros, medos irracionais, desconfiança e algumas vezes um certo isolamento.

Quanto a ordem dos signos de água, Câncer é o primeiro, e por isso é o mais sensível à questões emocionais, representa a criança e seu lema seria: "Sinto muito". Escorpião é o signo que se manifesta através da expressão "Eu desejo" e está relacionado à experiência do sexo. Enquanto que, por último, Peixes, seria o que maior sensibilidade psíquica desprenderia e cuja manifestação é refletida através do "Eu acredito".

Você gosta?

Comente!

Os quatro elementos e os signos do zodíaco

Os signos do zodíaco se agrupam de acordo com os quatro elementos da astrologia clássica: água, ar, terra e fogo. Estes elementos...

Os Planetas

Os planetas influenciam na natureza de cada signo de acordo com a sua índole e as suas próprias características. Embora o signo...